segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Religião dos Super Heróis dos quadrinhos

Na maioria dos casos só é possível supor a religião dos diversos super heróis por meio de algumas pistas deixadas nas várias HQ's. Como diversos autores podem escrever a história de um mesmo herói sua religião também pode variar. Alguns heróis também abandonaram ou mudaram a religião durante a vida. Segue a lista com as religiões de alguns dos heróis mais famosos:

Católicos

Noturno é retratado como um católico muito fervoroso e chegou a estudar para se tornar padre. Hellboy o 'garoto do inferno' quase sempre aparece segurando um terço católico. Demolidor várias vezes aparece numa igreja católica se confessando. Respectivamente, nos filmes X-Men 2, Hellboy 1 e 2 e Demolidor: O Homem Sem Medo é mostrada a religiosidade desses personagens. Outros heróis católicos são: Gambit, Mulher Gato e Justiceiro.

Anglicanos
Entre os anglicanos estão a Mulher Invisível e seu irmão Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Além do Fera do X-Men. A maioria dos autores sugere que Batman foi criado na religião anglicana, mas se afastou depois do assassinato de seus pais.

Judeus
Magneto é um dos mais conhecidos personagens judeus, grande parte do ódio ao humanos do mutante é explicado por conta da sua infância num campo de concentração nazista - fato mostrado no início do primeiro filme dos X-Men. Também são judeus, Coisa (Quarteto Fantástico), Silhouette (Watchmen) e Lince Negra (X-Men).

Metodistas
Nos quadrinhos, quando criança várias vezes Superman aparece frequentando uma igreja metodista com seus pais adotivos em Smallville, mas, ao que parece, depois de adulto este abandonou a religião. Supergirl e Superboy seguem a mesma religião.


Mitológicos

Vale lembrar que alguns heróis têm seus poderes explicados/advindos das religiões politeístas, como a amazona Mulher Maravilha (Mitologia Greco-Romana). Além de Aquaman que é o Rei do mundo submarino de Atantlis (Mitologia Greco-Romana). Sem esquecer o deus do trovão Thor da mitologia nórdica.

Budistas
Alguns heróis durante uma passagem pelo oriente receberam ensinamentos budistas, como exemplo o Batman no filme Batman Begins. Wolverine teve uma de suas sagas no Japão e lá estudou artes marciais, filosofia e religião além de aparecer várias vezes em templos budistas (A cena pós-credito do filme do herói sugeriu que, se existir, a continuação do filme se passará no Japão).

Protestantes

Como esta é a religião mais comum nos EUA, vários heróis são protestantes. Como Flash, Homem Aranha, Lanterna Verde, Ciclope, e claro, o herói que melhor representa o estilo de vida americano, Capitão América.

Batistas
A Vampira do X-Men é da região Sul do EUA onde predominam as igrejas batistas e já declarou seguir essa religião. Também é batista o anti-herói Motoqueiro Fantasma.

Hindus
São poucos os heróis conhecidos seguidores desta religião, podemos citar Sentinela Ômega e Desafiador (Deadman).

Muçulmanos
Assim como os Hindus são poucos os super heróis muçulmanos mais conhecidos, entre eles estão Pó (X-Men que foi criada depois dos atentados de 11 de Setembro que recebe certo preconceito por parte de alguns mutantes por se declarar muçulmana e usar burca em público) e Naif al-Sheikh que é um agente secreto e líder da Liga da Justiça Elite.

Ateus, Agnósticos, sem religião declarada
Como a crença numa religião é poucas vezes mencionada nos HQ's há poucos Ateus ou Agnósticos declarados e muitos que parecem não seguir nenhuma religião (mesmo apresentando 'certa religiosidade'). Como declarados, entre os mais conhecidos, temos Lex Luthor (principal vilão do Superman) que é ateu e segue a filosofia de Nietzsche e o agnóstico Arqueiro Verde. Update: O mutante nascido na União Soviética Colossus do X-Men também é ateísta declarado.
Também se especula que Wolverine, Batman - já citados -, Homem de Ferro (que já apareceu rezando em voz alta, mas nunca declarando uma religião), Miss Marvel, entre outros possam ser ateus, agnósticos ou apenas não seguem nenhuma religião (mas podem acreditar num deus, na força, algo maior, etc.)



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails